sábado, 6 de junho de 2015

Educando para a vida e a cidadania



Educando para a vida e a cidadania



Nossa escola Amélio Fagundes tem como filosofia de trabalho: “Construir coletivamente uma educação para a  autorrealização, participação, compromisso com a vida e a transformação social.”
 É neste sentido que como escola nos propomos a trabalhar, tendo sempre presente a Filosofia da escola, que de certa forma, nos remete a grandes desafios. Educar para a participação implica em estar aberto à coletividade. Ouvir pais, professores, funcionários e, principalmente alunos, razão maior do nosso trabalho como educadores. Não só ouvi-los, mas também compreendê-los e aceitar suas sugestões e orientá-los quanto à sua participação nas diversas instâncias da Sociedade. Educar para a autorrealização está fortemante relacionado à busca da felicidade, da autonomia, das possíveis conquistas e do sucesso de cada um. Pode talvez significar educar a sensibilidade, educar as emoções, desenvolver o senso de responsabilidade.
Quem educa para a participação e para a autonomia, educa pensando na coletividade. Quem pensa na coletividade educa para o respeito à vida e tudo aquilo que lhe diz respeito e dessa forma conscientiza o seu aluno-cidadão de que a sociedade só será transformada se, no seu íntimo, o ser humano se transformar.
Com esta breve reflexão, tomei a liberdade de abrir este blog da Escola Amélio Fagundes, numa tentativa de mostrar aqui, um pouco do que é a nossa escola e um pouco daquilo que aqui se faz em prol da educação e de uma sociedade melhor. Uma educação, repito, que deve ser pautada no respeito ao ser humano, no respeito à vida, mas também primando pela qualidade dos conceitos e conteúdos trabalhados na sala de aula.
(profª Lúcia - Coordenação Pedagógica) 

Um comentário: